sábado, 22 de março de 2008

A dama, Shyamalan, eu e a visão de mundo

Hoje li a crítica de Francis Vogner dos Reis na Revista Cinética sobre o filme de M. Night Shyamalan "A Dama na Água".
Mais que uma crítica de cinema, o texto aborda outras e intensas questões: um cineasta em construção, a melancolia das fábulas contemporâneas, o conceito de comunidade como um espaço físico e subjetivo, a memória dos tempos atuais sendo o fracasso da imagem, a fantasia como chave para o cineasta orientar suas questões, a religiosidade entendendo a imagem como elemento de criação de significado.

Concordo em gênero, número e grau com Francis quando ele diz que o filme pode até ter algumas limitações, assim como seus filmes anteriores, mas Shyamalan inegavelmente é um dos poucos cineastas norte-americanos surgido nos últimos dez anos que tem um claro (além de bonito e bem construído) projeto de cinema.

Como admiradora da coragem de Shyamalan, destaco a parte do texto em que Francis diz: "Não existe grande cineasta que não revele um particular e original sentimento de mundo, às vezes com tanta força que os defeitos parecem pequenos perante as qualidades: é assim com Godard, é assim com DePalma, era assim com Glauber. Hoje em dia isso é algo raro."

Vejam o filme e leiam a crítica. Espero que cineastas com essa coragem surjam por aqui, nesse "novo cinema" que vem sendo criado e constantemente transformado com a nossa visão de mundo. Tem uns poucos que ando observando e que já admiro, mas isso é pra um outro momento. No
mais, aguardo respostas e questões por aqui!

Imagens retiradas da internet.

2 comentários:

Flor Baez disse...

Li a critíca. Bacana.
Não entendo muito de cinema, de teorias,técnicas mas percebe-se quando algo é bem feito.
Gosto do Shayamalan.

Anônimo disse...

eu sempre acho interessante que esses críticos têm algo de psicólogo-filósofo.
Que o shyamalan tenha um projeto de cinema eu concordo, mas duvido que ele tenha pensado em todas essas coisas apontadas na críticas quando fez o filme. e o (bom) crítico enxerga além, através.
eu acho shyamalan foda, dos meus cineastas favoritos, e é isso. os filmes dele tocam.
e eu adoro blog de lua.
beijos